O ceratocone é uma doença da córnea de causa discutida, hereditária, que acomete adolecentes ou adulto jovem. Tem associação frequente com alergia e o prurido ocular pode ser o gatilho que desencadeia a doença.
É caracterizado pela aumento progressivo e irreverssível da curvatura da córnea, bem como pela diminuiçao progressiva de sua espessura. Em outras palavras, a córnea (parte mais anterior do olho), torna-se “pontuda” e “fina”, perde progressivamente sua conformação original (levemente curva) e adquire um formato atípico (extremamente curva, semelhante a um cone).
No início da doença são desconforto visual, dor de cabeça, fotofobia (sensibilidade a luz), baixa da visão (principalmente noturna) e troca frequente das lentes dos óculos, em virtude do aumento da miopia e principalmente do astigmatismo. Nesse estágio inicial, o uso de óculos ou lentes de contato gelationosas é capaz de oferecer uma boa visão ao paciente.
Com a contínua progressão do ceratocone, o astigmatismo aumenta bastante e se tornar irregular (gerando uma imagem borrada e distorcida), e os óculos passam a não
mais oferecer uma visão satisfatória. Nesse estágio, somente as lentes de contato duras (rígidas) sao capazes de melhorar parcialmente a visão.Muitos pacientes apresentam uma estabilidade relativa ou lenta progressão do ceratocone nesse estágio e, se estiverem bem adaptados às lentes de contato rígidas, conseguem levar uma vida normalmente, sem muitas restrições.
Em muitos casos, infelizmente, o ceratocone continua evoluindo progressivamente e a adaptaçao e tolerância às lentes de contato rígidas vão se tornando cada vez mais limitadas. O aumento da protuberância na região central da córnea (cone) dificulta a estabilidade das lentes de contato, bem como diminui a visão do paciente.
Nos estágios iniciais do ceratocone, é fundamental tratar qualquer patologia de pálpebra e conjuntiva associada.O objetivo é eliminar todo e qualquer microtrauma na córnea, geralmente desencadeado pelo hábito de coçar os olhos.O uso de colírios lubrificantes e anti-alérgicos ajudam a prevenir a coceira.
O diagnóstico é realizado através de exame oftalmológico e pode ser confirmado através da Topografia Corneana Computadorizada.Tal exame, como o próprio nome diz, faz uma análise topográfica da superfície da córnea que nos permite obter informações quantitativas e qualitativas a respeito da córnea do paciente, através de um gráfico numérico e de cores.Com isto, além de auxiliar muito no diagnóstico, nos permite um acompanhamento da evolução, forma, posição e tamanho do cone.
As lentes de contato rigidas representam a primeira opção para recuperação visual (cerca de 80% dos casos) porque substituem a superfície irregular da córnea por outra
regular. Elas permitem melhora da visão, mesmo nos graus avançados da doença, mas não evitam a sua progressão.
Existem muitos desenhos e tipos de lentes para adaptação em ceratocone. O modelo ideal é determinado de acordo com a forma do cone, evolução da doença e os testes com lentes de prova.
A grande novidade no tratamento do ceratocone consiste no Crosslinking da córnea para retardar sua progressao. Paralelamente a isso, outras modalidades terapeuticas podem ser associadas ao Crosslinking para a redução da miopia e astigmatismo. Técnicas como o implante de lentes fácicas (ARTISAN), implante de anel estromal e implante de lentes intra-oculares podem ser realizadas em casos específicos.
No crosslinking da córnea, haverá um fortalecimento das fibras de colágeno (que representam as pontes de sustentaçao da córnea). Com o aumento da resistência corneana, diminui-se a elasticidade da córnea e com isso, reduz-se a chance de progressao do abaulamento corneano, responsável pelo alto astigmatismo e baixa da
visao.
A técnica consiste na aplicação de um colírio a base de riboflavina (vitamina B), a qual é ativada por meio de um feixe especial de luz ultravioleta, determinando a contraçao e união das fibras de colágeno, o que resulta no aumento da resistencia estrutural da córnea.
Entretanto, é necessário um detalhada avaliaçao para se identificar os pacientes que apresentarao maior benefício com o tratamento.
Os anéis intra-corneais são indicados para pacientes com ceratocone que apresentam dificuldade visual com o uso de óculos e intolerância ao uso de lentes de contato. Têm a função de melhorar a visão através da regularização da córnea, com diminuição do astigmatismo e/ou da curvatura corneana. São recomendados apenas para alguns tipos e graus de ceratocone, em córneas transparentes.
O transplante de cornea é indicado quando a córnea apresenta cicatrizes ou para ceratocones avançados quando não se obtém boa visão com as lentes de contato. Dessa maneira, ressaltamos novamente a importância de um acompanhamento com seu médico, para um diagnóstico precoce e escolha do melhor método terapêutico. O ceratocone é uma patologia frequente e na maioria dos casos é possível se obter uma boa visão com o uso de lentes de contato rígidas, que devem ser adaptadas exclusivamente pelo seu oftalmologista.